Antes de começar a desenvolver aplicativos C e C++ no IDE, você deve estar familiarizado com os seguintes conceitos:
Um projeto C ou C++ é um grupo de arquivos de código-fonte C ou C++ e informações associadas sobre como construir e executar o projeto, e assim por diante. O IDE armazena as informações do projeto em uma pasta do projeto que inclui arquivos makefile e de metadados. Não é necessário que seus diretórios de códigos-fonte estejam localizados na pasta de projeto.
No IDE, você sempre trabalha dentro de um projeto. Você pode criar projetos que usam makefile gerado pelo IDE para construir o projeto ou criar projetos baseados em makefiles existentes.
Um arquivo makefile é um arquivo de comandos de shell que o utilitário make usa. Geralmente, o utilitário make usa o makefile para determinar quais partes de um programa devem ser compiladas, mas também há outros usos.
O sistema do projeto C e C++ é construído diretamente sobre o utilitário make. Todos os comandos do projeto, como Construir projeto principal ou Executar projeto, chamam destinos no makefile do projeto. Portanto, você pode construir e executar seu projeto C, C++ ou Fortran fora do IDE, exatamente como é construído e executado dentro do IDE.
Você não precisa conhecer o utilitário make para trabalhar com o IDE. Por um projeto de aplicativo C/C++, biblioteca dinâmica ou biblioteca estática, você pode definir as opções de compilação básica e tempo de execução na caixa de diálogo Propriedades do projeto e o IDE atualiza automaticamente seu makefile. Se você souber como trabalhar com makefiles, poderá personalizar o makefile de um projeto ou escrever seu próprio script makefile para o projeto. Você pode criar um makefile com o assistente de makefile no IDE.
Para um projeto C/C++ com makefile existente, o makefile não é atualizado quando você define as propriedades do projeto no IDE. Para alterar um makefile que foi criado fora do IDE, você deve editar o makefile manualmente.
Consulte também | |
---|---|
Visão geral do desenvolvimento C e C++ |